Os sons produzem uma sensação física em
nós.
Escutar é ser capaz de ir além do simples ouvir, é captar o sentido dos sons, perceber e compreender sua estrutura, sua forma, seu sentido, é prestar atenção e estar interessado naquilo que está ouvindo. E quanto maior o conhecimento de sons e de música, maior será nossa compreensão.
Escutar é ser capaz de ir além do simples ouvir, é captar o sentido dos sons, perceber e compreender sua estrutura, sua forma, seu sentido, é prestar atenção e estar interessado naquilo que está ouvindo. E quanto maior o conhecimento de sons e de música, maior será nossa compreensão.
Pré-História
A
palavra música, do grego mousikê, que
quer dizer "arte das musas", é uma referência à mitologia grega e sua
origem não é clara. Muitos acreditam que a música já existia na pré-história e
se apresentava com um caráter religioso, ritualístico em agradecimento aos
deuses ou como forma de pedidos pela proteção, boa caça, entre outros. Se
pensarmos que a dança aparece em pinturas rudimentares da pré-história não é
difícil acreditar que a música também fazia parte dessas organizações.
Nessa época podemos imaginar que muitos
sons produzidos provinham, principalmente, dos movimentos corporais e sons da
natureza e, assim como nas artes visuais e na dança, a música começou a ser
aprimorada utilizando-se de objetos dos mais diversos. Ainda para refletirmos
sobre o assunto e reforçar a teoria sobre a música na pré-história basta
lembrarmos da existência de tribos indígenas que mantêm total isolamento das
sociedades organizadas e vivem ainda de forma rudimentar (paradas em um período
da pré-história) e que possuem rituais envolvendo a música, utilizando a
percursão corporal, a voz e objetos primários, básicos desenvolvidos para esse
fim.
Música Primitiva
Antiguidade
Muitos
historiadores apontam a música na antiguidade impregnada de sentido
ritualístico e como instrumento mais utilizado a voz, pois por meio dela se
dava a comunicação e nessa época o sentido da música era esse, comunicar-se com
os deuses e com o povo. Observamos que, na Grécia, a música funcionava como uma
forma de estarem mais próximos das divindades, um caminho para a perfeição.
Nessa época, a música era incorporada à dança e ao teatro, formando uma
totalidade, e ao som da lira eram recitados poemas.
As tragédias gregas encenadas eram
inteiramente cantadas acompanhadas da lira, da cítara e de instrumentos de
sopro denominados aulos. Um destaque importante na antiguidade foi Pitágoras,
um grande filósofo grego que descobriu as notas e os intervalos musicais.
Já em Roma a música foi influenciada pela música grega, pelos etruscos e pela música ocidental. Os romanos utilizavam a música na guerra para sinalizar ações dos soldados e tropas e também para cantar hinos as vitórias conquistadas, também possuía um
Já em Roma a música foi influenciada pela música grega, pelos etruscos e pela música ocidental. Os romanos utilizavam a música na guerra para sinalizar ações dos soldados e tropas e também para cantar hinos as vitórias conquistadas, também possuía um
papel fundamental na religião e em
rituais sagrados, assim como no Egito, onde os egípcios acreditavam na
"origem divina" da música, que estava relacionada a culto aos deuses.
Geralmente os instrumentos eram tocados por mulheres (chamadas sacerdotisas).
Os chineses, além de usarem a música em eventos religiosos e civis tiveram uma
percepção mais apurada da música e de como esse refletia sobre o povo chegando
a usar a música como "identidade" ou forma de
"personalizar" momentos históricos e seus imperadores.
Apolo tocando Kithara

Egito
Mulheres tocando flauta, alaúde e harpa
Mulheres tocando flauta, alaúde e harpa

Donald no País da Matemática - Pitágoras e Música
Papiro Musical - Música Grega Antiga
Idade Média
Na
Idade das Trevas ou Idade Média a Igreja tinha forte influência sobre os
costumes e culturas dos povos em toda a Europa. Muitas restrições eram impostas
e, por essa razão, observamos o predomínio do canto gregoriano ou cantochão,
porém houve um grande desenvolvimento da música mesmo com o direcionamento da
igreja nas produções culturais e nessa fase a música popular também merece
destaque com o surgimento dos trovadores e menestreis. É importante citar, na
Idade Média, Guido d'Arezzo, um monge católico que "criou a pauta de cinco
linhas, na qual definiu as alturas das notas e o nome de cada uma (...).
Nasciam, assim, os nomes das notas musicais que conhecemos: dó,ré, mi, fá, sol,
lá e si." (LDP, p.264).
Na
Idade das Trevas ou Idade Média a Igreja tinha forte influência sobre os
costumes e culturas dos povos em toda a Europa. Muitas restrições eram impostas
e, por essa razão, observamos o predomínio do canto gregoriano ou cantochão,
porém houve um grande desenvolvimento da música mesmo com o direcionamento da
igreja nas produções culturais e nessa fase a música popular também merece
destaque com o surgimento dos trovadores e menestreis. É importante citar, na
Idade Média, Guido d'Arezzo, um monge católico que "criou a pauta de cinco
linhas, na qual definiu as alturas das notas e o nome de cada uma (...).
Nasciam, assim, os nomes das notas musicais que conhecemos: dó,ré, mi, fá, sol,
lá e si." (LDP, p.264).
Podemos
dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua
portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal
estava no processo de formação nacional.
Na
lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham
e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias
cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos
como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles:
“Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da
Vaticana”.
Trovadorismo
Características
da Música Medieval
A
música medieval foi formada a partir das influências da música grega e da
liturgia judaica. Em virtude da cristianização do Ocidente e ascensão ao poder
da Igreja Católica, a música passou a ser “um meio de predispor as almas a
receber os ensinamentos cristãos” (ESPERANDIO, 2010, p.59).
Renascimento
Nesse
período, na Europa, cresce o interesse pela música profana (que não era
religiosa). A música também é trabalhada em várias melodias, porém ainda as
melhores composições musicais dessa época foram feitas para as igrejas.
Renaissance Music - Ia não podeis ser
cõtentes
Barroco
A
música barroca foi assim designada para delimitar o período da história da
música que vai do aparecimento da ópera e do oratório até a morte do
compositor, maestro e instrumentista Johann Sebastian Bach. A música barroca
foi muito fértil contendo elaborações, brilhantismo e imponência não vistos
anteriormente na história da música, fato esse, talvez, devido à oposição aos
modos gregorianos até então vigentes. A criação aflorou no período barroco e
diversos gêneros musicais foram criados.
Castrati
É
um cantor cuja extensão vocal corresponde em
pleno à das vozes femininas, seja de soprano, mezzo-soprano, ou contralto.
Ópera
É um gênero artístico teatral
que consiste em um dramaencenado
acompanhada de música, ou
seja, composição dramática em que se combinam música instrumental e canto, com
presença ou não de diálogo falado.
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17005
Classicismo
Nesse
período, a música instrumental passa a ter maior destaque, adquirindo
"porte", elegância e sofisticação. São sons suaves e equilibrados.
Nesse período criou-se, ainda, a sonata, e os espetáculos de ópera passam a ter
um brilho maior, bem como as orquestras se desenham e passam a ter grande
relevância.
Romantismo
Diferente
da música no classicismo, que buscava o equilíbrio, no romantismo a música
buscava uma liberdade maior da estrutura clássica e uma expressão mais densa e
viva, carregada de emoções e sentimentos. Os músicos, nessa fase, se libertam e
visam, por meio da música, exprimir toda sua alma.
Chopin - Nocturne op.9 No.2
Música no século XX
Podemos
dizer que, esse período, para a música, foi uma verdadeira REVOLUÇÃO. O
entusiasmo foi grande, inovações, criações,novidades, tendências, gêneros
musicais apareceram. Foi um período rico para a música, impulsionado pela
rádio, e pelo surgimento de tecnologias para gravar, reproduzir e distribuir
essa arte.
No início do século XX, o interesse por novos sons fez os compositores incorporarem uma grande quantidade de instrumentos e objetos sonoros à música.
No início do século XX, o interesse por novos sons fez os compositores incorporarem uma grande quantidade de instrumentos e objetos sonoros à música.
Honky Tonk
É um tipo de bar com
acompanhamento musical (normalmente música country tocada
ao vivo), típico do sul e sudoeste dos Estados Unidos,
normalmente frequentado pela classe trabalhadora.
Easy Listening
Folk
É um gênero
musical que combina elementos de música folclórica e rock.
Gospel
É um gênero musical composto
e produzido para expressar a crença,
individual ou comunitária, cristã.
Jazz
É uma
manifestação artístico-musical originária
de Nova Orleães, Chicago e Nova York,
nos Estados Unidos.
Samba
É um gênero musical, que deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e considerado uma das principais
manifestações culturais populares brasileiras.
Rap
É um
discurso rítmico com rimas e poesias, que
surgiu no final do século XXentre as
comunidades negras dos Estados Unidos.
Reggae
Rock’ n’ Roll
É um estilo musical que surgiu nos Estados Unidos no
final dos anos 1940 e
início dos anos 1950,[1] [2] com
raízes nos estilos musicais afro-americanos,
como: country, blues, R&B e gospel, e
que rapidamente se espalhou para o resto do mundo.
Vocal
É o ato de produzir sons musicais utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo.
World
Refere-se à música tradicional ou música
folclórica
de uma cultura criada e tocada por músicos
relacionados a essa cultura.
Fontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário