sábado, 16 de julho de 2016

Filosofia - Século XVIII

Filosofia - Século XVIII

Ainda que importantes autores contemporâneos venham ressaltando as origens do Iluminismo no século XVII tardio, não há consenso abrangente quanto à datação do início da era do Iluminismo. Boa parte dos acadêmicos simplesmente utiliza o início do século XVIII como marco de referência, aproveitando a já consolidada denominação Século das Luzes. O término do período é, por sua vez, habitualmente assinalado em coincidência com o início das Guerras Napoleônicas (1804-15).

Guerras Napoleônicas
¢As Guerras Napoleônicas foram grandes batalhas que sacudiram a Europa durante o período em que Napoleão Bonaparte esteve no poder da França.

A Burguesia Francesa havia tomado o poder das mãos do Rei Luís XVI que foi acudido pelas
monarquias europeias.

A “Revolução Francesa” deu inicio a Idade Contemporânea, e junto com ela nasceu uma guerra de Ideologias.

De um lado estava os franceses com suas ideias de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade“. Do outro estava os Monarcas Europeus com suas praticas feudalistas
.

Iluminismo é um conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, correntes intelectuais e atitudes religiosas. Pode-se falar mesmo em diversos micro-iluminismos, diferenciando especificidades temporais, regionais e de matiz religioso, como nos casos de Iluminismo tardio,Iluminismo escocês e Iluminismo católico.
  O uso do termo Iluminismo na forma singular justifica-se, contudo, dadas certas tendências gerais comuns a todos os iluminismos, nomeadamente, a ênfase nas idéias de progresso e perfectibilidade humana, assim como a defesa do conhecimento racional como meio para a superação de preconceitos e ideologias tradicionais.
Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor - mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social. Immanuel Kant, um dos mais conhecidos expoentes do pensamento iluminista, num texto escrito precisamente como resposta à questão O que é o Iluminismo?, descreveu de maneira lapidar a mencionada atitude:
"O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do Iluminismo".

As Fases do Iluminismo

 "Ouse saber!"

Os pensadores iluministas acreditavam poder expandir os princípios do conhecimento crítico a todos os campos do mundo humano. Supunham poder contribuir para o progresso da humanidade e para a superação dos resíduos de tirania, superstição, e irracionalismos que associavam o legado da Idade Média. A maior parte dos iluministas associava ainda o ideal de conhecimento crítico à tarefa do melhoramento do estado e da sociedade.
Entre o final do século XVII e a primeira metade do século XVIII, a principal influência sobre a filosofia do iluminismo proveio das concepçõesmecanicistas da natureza, as quais tinham surgido na sequencia da chamada revolução científica do século XVII. As Filosofias mecanicistas, em contraponto com as filosofias da causa final de Aristoteles, foram propostas no trabalho seminal do físico Italiano Galileo Galilei e posteriormente seguido pelo pelo físico Inglês Isaac Newton. Em geral, pode-se afirmar que a primeira fase do Iluminismo foi marcada por tentativas de importação do modelo de estudo dos fenomenos físicos para a compreensão dos fenômenos humanos e culturais.
No entanto, a partir da segunda metade do século XVIII, muitos pensadores iluministas passaram a afastar-se das premissas mecanicistas legadas pelas teorias físicas século XVII, aproximando-se então das teorias vitalistas desenvolvidas pelas nascentes ciências da vida. Boa parte das teorias sociais e das filosofias da história desenvolvidas na segunda metade do século XVIII, por autores como Denis DiderotJohann Christoph GattererJohann Gottfried von Herder, entre muitos outros, foram fortemente inspiradas pela obra de naturalistas tais comoBuffon e Johann Friedrich Blumenbach.

Alguns Iluministas
(ordenados por ano de nascimento) 

Bento de Espinosa (1632–1672), filósofo neerlandês. É considerado o precursor das correntes mais radicais do pensamento iluminista. Escrito mais importante: Tratado Teológico-Político(1670). 

Jonh Locke (1632 - 1704), filósofo inglês. Escritos mais importantes: Ensaio sobre o entendimento humano (1689); Dois tratados sobre governo (1689).
ele
acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo.
 “Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.”

Montesquieu (Charles-Louis de Secondat, barão de La Brède e de Montesquieu) (1689-1755), filósofo francês. Notabilizou-se pela sua teoria da separação dos poderes do estado (Legislativo, executivo e judicario), a qual exerceu importante influência sobre diversos textos constitucionais modernos e contemporâneos. Escrito mais importante: O espírito das leis(1748).
ele defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário.
 “Liberdade é o direito de fazer tudo o que a lei permite.” 

Voltaire (codinome de François-Marie Arouet)(1694-1778), defendia uma monarquia esclarecida. Filósofo francês. Era deísta (acreditava que para chegar a Deus não era preciso a igreja, e sim a razão). Notabilizou-se pela sua oposição ao pensamento religioso e pela defesa da liberdade intelectual. Escritos mais importantes: Ensaio sobre os costumes (1756); Dicionário Filosófico (1764); Cartas Inglesas.
ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa.
 François-Marie Arouet (21 de novembro de 1694 –30 de maio de 1778), mais conhecido pelo pseudônimoVoltaire.
“Deus me defende dos amigos, que dos inimigos me defendo eu.”

Marquês de Pombal (Sebastião de Melo,1699-1782), estadista português. Notabilizou-se pela sua capacidade de liderança, demonstrada na seqüência do Terremoto de Lisboa em 1755. Implementou políticas econômicas regulando as atividades comercial e industrial em Portugal
 Sebastião José de Carvalho e Melo
“É mais eficaz a moderação com que se repreende do que a severidade com que se castiga.”

Benjamin Franklin (1706-1790), político, cientista e filósofo estadunidense. Participou ativamente dos eventos que levaram à independência dos Estados Unidos e da elaboração da constituição de 1787
 “Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.”

Buffon (Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon) (1707-1788), naturalista francês. A sua principal obra, A história natural, geral e particular (1749–1778; 36 volumes), exerceu capital influência sobre as concepções de natureza e história dos autores do Iluminismo tardio. 
 Georges Louis Leclerc, conde de Buffon (1707-1788)

David Hume (1711-1776), filósofo e historiador escocês. 
 “A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla.”

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), filósofo francês. Exceção dos iluministas, defendia a República, dizia que a emoção deveria se sobrepor a razão, soberania popular, propriedade privada é um roubo, tudo é de todos. Escrito mais importante: O Contrato Social.
ele defendia a ideia de um estado democrático que garanta igualdade para todos.
 Jean-Jacques Rousseau
“Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele.”

Denis Diderot (1713-1784), filósofo francês. Co-organizador da famosa Encyclopédie. Também se dedicou à teoria da literatura e à ética trabalhista.
Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.
 “É fácil criticar corretamente; e difícil executar mediocremente.”

SÉCULO DAS LUZES

O século XVIII é também chamado de século das luzes. A origem de todo esse movimento de nome iluminismo começou na França. Esse termo iluminismo está relacionado com esclarecimento, porque os iluminista, os homens da sociedade do antigo regime viviam nas “trevas da ignorância”. Para eles ( os iluministas) o homem é produto do meio em que vive, da sociedade e da educação.
No antigo regime, a educação estava sob o controle da igreja. Isto não era bem visto pelos novos pensadores, os iluministas, pois para eles a igreja ensinava uma filosofia arcaica.  Isto tornava a sociedade ignorante, fanática e submissa. Por isso a educação precisava ser mudada, a razão, ou melhor, a capacidade de pensar por si próprio, deveria ficar a frente na educação.
Este século, mostrou uma nova maneira de pensar. O objetivo desses filósofos era a busca da felicidade. Eles eram contra a injustiça, intolerância religiosa e a concentração de privilégios nas mãos de poucos (ricos e poderosos).
Para os iluministas a razão era importante para os estudos dos fenômenos naturais e sociais. De certa forma eles eram  Deístas, ou seja, acreditavam em Deus, mas que este Deus agiria indiretamente nos homens, através das leis naturais. Com isso em mente, a própria pessoa pode descobrir-se dentro da razão.
Na natureza as pessoas seriam boas, os problemas, as desigualdades sociais foram colocadas e provocadas pelo próprio homem, de acordo com a organização da sociedade. Para concertar essa situação teria de mudar totalmente a sociedade. Para estabelecer a garantia dos direitos naturais da pessoa, como a liberdade e a livre posse de bens.

Impacto
¢Iluminismo exerceu vasta influência sobre a vida política e intelectual da maior parte dos países ocidentais. A época do Iluminismo foi marcada por transformações políticas tais como a criação e consolidação de estados-nação, a expansão de direitos civis, e a redução da influência de instituições hierárquicas como a nobreza e a igreja.
¢O Iluminismo forneceu boa parte do fermento intelectual de eventos políticos que se revelariam de extrema importância para a constituição do mundo moderno, tais como a Revolução Francesa, a Constituição Polaca de 1791, a Revolução Dezembrista na Rússia, em 1825, os movimento de independência na Grécia e nos Balcãs e, naturalmente, os diversos movimentos de emancipação nacional ocorridos no continente americano a partir de 1776.
¢Muitos autores associam ao ideário iluminista o surgimento das principais correntes de pensamento que caracterizariam o século XIX, a saber, liberalismosocialismo, e social-democracia.

Fontes



















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