*Art Nouveau, ou “Arte Nova” em português, é um estilo
artístico que surgiu na França na década de 1890. Espalhou-se pela Europa,
Estados Unidos e outros países do mundo, inclusive chegando ao Brasil. Este
estilo artístico atingiu vários setores artísticos como, por exemplo, design,
arquitetura, artes decorativas, artes gráficas e criação de móveis (arte
mobiliária). Este estilo artístico prevaleceu em destaque no mundo das artes
até o final da década de 1920.
Características
principais:
* Utilização de materiais como, por exemplo,
vidro, madeira e cimento.
*- Relação com a produção industrial em série.
*- Uso dos conhecimentos físicos e matemáticos.
*- Valorização da lógica e do conhecimento racional.
*- No âmbito social, a art nouveau está
muito ligada ao desenvolvimento da burguesia industrial.
*Oposição ao movimento romântico e à valorização das
expressões sentimentais nas artes.
*- Busca da massificação das artes plásticas através da
valorização dos processos industriais.
*- Valorização de temas ligados à natureza (plantas,
flores, árvores e animais), retratados com linhas em movimento, dando valor às
formas.
*- A figura feminina (imagens de mulheres) é muito
retratada nas pinturas e ilustrações.
*- Uso de arabescos em ilustrações.
*- Uso de cores com tonalidades frias nas pinturas.
Primavera
(1896) - pintura do ilustrador checo Alfons
Maria Mucha
A
Art
Nouveau no Brasil
*As influências artísticas da Art Nouveu chegaram ao
Brasil no começo do século XX. Este estilo artístico penetrou no Brasil,
principalmente na pintura decorativa e na arquitetura. Inclusive, houve
influência, embora pouco expressiva, da art nouveau no movimento modernista brasileiro. Estas
influências aparecem, principalmente, nas obras de John Graz (artista
decorador) e Antonio Gomide
(pintor e desenhista).
Artistas
importantes da Art
Nouveu:
*Victor Horta - projetista e arquiteto belga
*- Ferdinand Hodler – pintor suíço
*- Emile Gallé – designer e artesão francês.
*- Alfons Maria Mucha - designer e ilustrador checo.
*- August Endell – arquiteto alemão
*- Jan Toorop – pintor holandês
* Hector Guimard – arquiteto e desenhista industrial francês
*- Antoni Gaudí – arquiteto espanhol.
*- Henry van de Velde – projetista, designer e arquiteto belga.
*- Gustav Klimt – pintor e desenhista austríaco
*- Joseph Olbrich – arquiteto austríaco
*- Les Vingt – pintor belga
*- Emilie Flöge – designer austríaca
Você
sabia?
*A maior igreja construída em estilo art-nouveau do
mundo é o Templo Expiatório da Sagrada Família, localizado em Barcelona
(Espanha). Patrimônio Mundial da Unesco, ela foi projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí. Ainda em
construção, ela tem atualmente 107 metros de altura. Deverá ser finalizada em
2027, quando chegará a 170 metros.
Antoni Gaudí
Antoni Gaudí
¨Apesar de ter nascido na pequena cidade
de Reus, o
arquiteto Antoni Gaudí i Cornet é
considerado o filho mais ilustre da região catalã, pois foi em Barcelona que
deixou a maioria de suas obras.
¨ Gaudí
nasceu em 25 de Junho de 1852 e viveu durante o apogeu do Modernismo, movimento
artístico espanhol correspondente ao art nouveau francês.
¨Desde criança sofria de reumatismo que o
acompanhou durante toda sua vida. Essa doença o impedia de participar de muitas
brincadeiras com outras crianças de sua idade, por esse motivo, passava muitas
horas de seu tempo livre observando animais e plantas, o que lhe fez adquirir
um censo muito aguçado sobre os princípios do naturalismo. A esse respeito, Gaudí
escreveu: “A linha reta é uma invenção do homem. A natureza não nos apresenta
nenhum objeto monotonamente uniforme”.
¨ Apesar
das formas orgânicas terem sido sua maior fonte de inspiração, Gaudí
também buscou estímulos na arte gótica, nos livros medievais e na arte árabe.
As primeiras obras de Gaudí são
as mais influenciadas pelo estilo mourisco, sendo o mosaico um elemento
bastante freqüente na
decoração de ambientes internos e fachadas.
Obras
Podemos admirar o colorido da
fachada de tijolos e azulejos do primeiro edifício de Gaudí.
Possuindo as mesmas características das
obras anteriores, nesta pequena construção podemos ainda perceber os traços da
arquitetura mourisca, no entanto a decoração da fachada é mais sóbria e
uniforme.
Ao contrário das obras anteriormente citadas, nesta a iluminação é tratada de forma diferente. A luz entra por cima, através de aberturas dispostas em torno dos mirantes que brotam do alto do telhado.
Ao contrário das obras anteriormente citadas, nesta a iluminação é tratada de forma diferente. A luz entra por cima, através de aberturas dispostas em torno dos mirantes que brotam do alto do telhado.
Fontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário